"Coleta de sementes e talos de milho como estratégia pedagógica para reaproveitamento deste próprio resíduo na comunidade abrigo Guayabal de Tortugaña Telembi"

"Coleta de sementes e talos de milho como estratégia pedagógica para reaproveitamento deste próprio resíduo na comunidade abrigo Guayabal de Tortugaña Telembi"

Autores

  • Edison Ferney Cortes Hurtado
  • Gelber Moreano Ortiz

DOI:

https://doi.org/10.56238/cpahjournalv6n1-009

Palavras-chave:

sementes de milho, colheita,, semeadura,, minga de trabalho

Resumo

Este artigo surge a partir da dissertação de mestrado desenvolvida na Universidade Popular de Cesar sobre a pesquisa de coleta de sementes de milho no território, em decorrência do problema sobre os usos e costumes no plantio do milho da comunidade Guayabal, essa característica fornece a descrição a partir de suas áreas reais,  axiológica, metodológica, utilizada na visão pedagógica atual com abordagens comunitárias que dão maior suporte ao fortalecimento de suas próprias bases culturais.

De acordo com o que foi descrito acima, espaços podem ser alcançados entre o econômico e o pedagógico conforme estabelecido por Quintero Quintero, (2018) em sua trajetória no campo, sob árdua pesquisa sobre agricultura e coleta de sementes, que propõe ferramentas para o campo sociocultural em prol do aprimoramento da semente como fonte de vida que transmite valores à comunidade e serviço pedagógico no campo educacional.

Os diferentes problemas que vêm sendo observados na comunidade Awá devido à falta de estratégias pedagógicas que permitam melhorar a qualidade das sementes e por sua vez sirvam de apoio no resgate da cultura e do próprio pensamento, onde não só terá foco na semente como também com as hastes para aproveitar esses elementos que geram sustentabilidade no camponês.

Das seguintes deduções levantadas do problema descrito acima, emergiu a seguinte formulação do problema, com base no objetivo principal, sendo este o caminho para avançar e promover o campo agrícola, dentro deste problema busca-se desenvolver estratégias para ensinar e cultivar milho para obter valores culturais. 

Downloads

Publicado

2023-07-18

Como Citar

Hurtado, E. F. C., & Ortiz, G. M. . (2023). "Coleta de sementes e talos de milho como estratégia pedagógica para reaproveitamento deste próprio resíduo na comunidade abrigo Guayabal de Tortugaña Telembi": "Coleta de sementes e talos de milho como estratégia pedagógica para reaproveitamento deste próprio resíduo na comunidade abrigo Guayabal de Tortugaña Telembi". CPAH Science Journal of Health, 6(1), 1–20. https://doi.org/10.56238/cpahjournalv6n1-009