Causas da evasão escolar durante o período de covid-19 na Universidade Tecnológica de Durango, México. 

Causas da evasão escolar durante o período de covid-19 na Universidade Tecnológica de Durango, México. 

Autores

  • M.E. Mario Alberto Martínez Galván
  • Dra. Rosalío Tortolero Portugal
  • Profra. Maria Cristina Soto Soto
  • Lic. Victor Hugo Mercado Galindo
  • Lic. Arturo Meza Zúñiga
  • Sr. Elvia Leticia Quiñones Nevárez 

DOI:

https://doi.org/10.56238/cpahjournalv6n1-008

Palavras-chave:

Evasão escolar, fatores endógenos, fatores exógenos, COVID-19

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa é conhecer os fatores externos e internos que mais influenciaram a evasão escolar no período COVID-19, em alunos de diferentes séries da Universidade Tecnológica de Durango México. Para a coleta das informações, utilizou-se a técnica de survey.

O instrumento de medida aplicado na pesquisa é composto por 20 reagentes em escala tipo Likert (4, concordo totalmente, 3, concordo, 2, discordo e 1, discordo totalmente) que foi aplicada em abril de 2021 a 14 alunos desistentes do ano letivo 2020-2021 da instituição estudada. A pesquisa utilizou o delineamento não experimental de nível descritivo, transversal, coletando-se informações em um período específico.

Conclui-se que as condições econômicas, pessoais e políticas do setor educacional são os indicadores associados à evasão escolar. 

Downloads

Publicado

2023-07-18

Como Citar

Martínez Galván, M. M. A. ., Tortolero Portugal, D. R. ., Soto Soto, P. M. C., Mercado Galindo, L. V. H., Zúñiga, L. A. M. ., & Quiñones Nevárez , S. E. L. . (2023). Causas da evasão escolar durante o período de covid-19 na Universidade Tecnológica de Durango, México. : Causas da evasão escolar durante o período de covid-19 na Universidade Tecnológica de Durango, México. . CPAH Science Journal of Health, 6(1). https://doi.org/10.56238/cpahjournalv6n1-008